domingo, 24 de fevereiro de 2013

Samba

O Samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. As raízes do Samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chega da mão-de-obra escrava. Na década de 30 do século XX, as estações de rádio em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas desta época foram Noel Rosa, Cartola, Doryval Caymmi, Ary Barroso e Adorinan Barbosa. O Samba também ganhou popularidade com as cantoras Chiquinha Gonzaga e Carmem Miranda.
O samba baiano é influenciado pelo lundu e o maxixe que deu origem a lambada.

Tipos de Samba

Samba-enredo: Surge no Rio de Janeiro durante a década de 30. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano de desfile.

Samba de partido alto: Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo de Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.

Pagode: Nasceu na cidade do Rio de Janeiro nos anos 70. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente  pelo Brasil graças as letras simples e românticas. Principais grupos: Fundo de Quintal e Exaltasamba.

Samba-canção: Surge na década de 20, com ritmos lentos e românticos. Exemplo: Ai, Oiô (1929) de Luiz Peixoto.

Samba Carnavalesco: Marchinhas e sambas feitos para dançar e cantar nos bailes carnavalescos.

Samba- exaltação: Com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do brasil, com o acompanhamento de orquestra. Exemplo: Aquarela do Brasil e Ary Barroso.

Samba de breque: Este estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muito deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva.

Samba de gafieira: Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.

Sambalanço ou samba-rock: Surgiu nos anos 50 em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz. Um dos mais significativos representantes do sambalanço é Jorge Benjor, que mistura elementos de outros estilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário