A eleição municipal de 2012 foi marcada pelas inúmeras cassações de candidaturas, isso graças a Lei de Ficha Limpa e a elevada porcentagem de abstenções, votos nulos e brancos. Não esperava que realmente as candidaturas de políticos conhecidos poderiam ser prejudicadas, para muita gente foi uma surpresa. A cidade de Osasco, na Grande São Paulo foi "beneficiada" e ao mesmo tempo "prejudicada" com esta eleição. Beneficiada, pois, desde o início da campanha percebeu-se a falta de candidatos que tinham interesse de melhorar a cidade. Foram campanhas fracas, sem propostas, pobres de debate político. Eram visível que era uma eleição focada em jogo de interesses. Portanto, não era uma eleição digna, apenas jogos partidários. Por outro lado os osasquenses perderam democraticamente. Não elegemos o prefeito através de uma eleição majoritária, que é o correto. Com a anulação da candidatura de Celso Giglio ( PSDB), o principal adversário Jorge Lapas ( PT) foi considerado eleito. E pela primeira vez na história da cidade não fomos nós eleitores que o elegemos e sim o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em momento algum defendi a vitória de Celso Giglio, ao contrário, ele precisa ser punido pelas irregularidades de sua gestão. O que defendo é uma eleição justa, onde o povo decida quem será o governante pelos próximos quatro anos. A candidatura de Jorge Lapas foi decidida às pressas. Com a condenação do ex-deputado João Paulo Cunha, devido ao envolvimento no Mensalão, o PT de Osasco precisou apresentar a figura de Lapas como uma 2ª alternativa.
Acredito que não foi Lapas que ganhou esta eleição, ninguém ganhou. A população de Osasco perdeu, aconteceu um retrocesso que marcará a cidade. Mais uma vez, ainda não aprendemos fazer democracia, nem ao menos sabemos lidar com ela.
A população perdeu,concordo,mais não possui direito nenhum de reclamar, já que se não fosse o TSE (acabando com a eleição marjoritária) determinar Jorge Lapas como prefeito, Osasco passaria mais 4 anos na mão de um politico que pouco está interessado em melhorar a vida da população. Não que o Lapas esteja interessado,que fique claro né!
ResponderExcluirFalou profeteacher, dahora seu blog hein!